Coz’Art

O projeto …

O projeto COZ ´ART foi lançado no final de 2015 pelo Centro de Bem Estar Social  da Freguesia de Coz com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça.

Trata-se de um projeto de empreendedorismo social, com vista à inclusão social e que visa a revitalização de uma arte centenária da freguesia e a formação de novos artesãos, na área da cestaria (peças em junco). Para além desta vertente, temos ainda a ruralidade e o turismo.

Utilizando o espaço de que dispomos, agora na área da ruralidade, adotámos o modelo agrícola de diversificação de culturas com base na sazonalidade e na promoção de uma agricultura biológica, sem recurso a produtos de síntese química, dando especial atenção à fertilidade do solo, como alternativa à agricultura convencional, procurando dar aos utentes de SAD e CD; bem como às crianças das escolas primárias e pré-primárias, uma alimentação saudável e equilibrada. Esta Ruralidade procurará preservar o património material e imaterial da ruralidade local, que se tem mantido até hoje.

Ao nível do Turismo e ao assumir as visitas guiadas ao Mosteiro de Santa Maria de Coz (candidato a Monumento nacional desde 2017), a Instituição, através do seu projeto de empreendedorismo Social coloca-se ao serviço da Comunidade e divulga o que de melhor temos em termos de  património histórico e religioso.

O projeto está implementado numa fase inicial tem por isso beneficiários diretos (3) através dos protocolos com o IEFP, CEERIA, ESDICA, Escola superior de Artes das Caldas da Rainha, Município de Alcobaça, até à data criaram-se três postos de trabalho (voluntários) – um hortelão e dois artesãos. Há dois colaboradores afetos que ensinam a arte do Junco.

Resultados de visibilidade:

  • Oficina Coz’ART;
  • Workshops / formação – “Tecer com Arte” (criando novos artesãos); Realização de workshop acerca da Arte tradicional – Formação da arte de tecer o junco a um voluntario da organização não-governamental “From Kibera With Love”, com o objetivo de dar continuidade a um projeto semelhante no Quénia;
  • Criação de produtos inovadores em conjunto com a Escola superior de Artes das caldas da Rainha;
  • Abertura do Mosteiro de Santa Maria de Coz, dinamização turística;
  • Projeto Pão-de-ló de Coz

Conhecendo a dimensão das necessidades e limitações do concelho face á inclusão de pessoas nas comunidades o projeto Coz’Art pretende potencializar a criação de novos artesãos na instituição e com os parceiros (casa de pão de ló de Alfeizerão, agricultores, cooperativa agrícola de Alcobaça, IEFP..) tornando os cidadãos capacitados e integrados em atividades socialmente uteis e contributivas promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento comunitário