Apresentação do projecto

O projeto COZ ´ART foi lançado no final de 2015 pelo Centro de Bem Estar Social  da Freguesia de Coz com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça.

Trata-se de um projeto de empreendedorismo social, com vista à inclusão social e que visa a revitalização de uma arte centenária da freguesia e a formação de novos artesãos, na área da cestaria (peças em junco). Para além desta vertente, temos ainda a ruralidade e o turismo.

Utilizando o espaço de que dispomos, agora na área da ruralidade, adotámos o modelo agrícola de diversificação de culturas com base na sazonalidade e na promoção de uma agricultura biológica, sem recurso a produtos de síntese química, dando especial atenção à fertilidade do solo, como alternativa à agricultura convencional, procurando dar aos utentes de SAD e CD; bem como às crianças das escolas primárias e pré-primárias, uma alimentação saudável e equilibrada. Esta Ruralidade procurará preservar o património material e imaterial da ruralidade local, que se tem mantido até hoje.

 Ao nível do Turismo e ao assumir as visitas guiadas ao Mosteiro de Santa Maria de Coz (candidato a Monumento nacional desde 2017), a Instituição, através do seu projeto de empreendedorismo Social coloca-se ao serviço da Comunidade e divulga o que de melhor temos em termos de  património histórico e religioso.